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Saiba o que é um texto escaneável e como ele pode melhorar o tráfego do seu site!

Descubra o que é um texto escaneável e como essa estrutura pode ajudar a alavancar o SEO do seu blog.
Tempo de leitura: 3 minutos
(Atualizado em: 2 de novembro de 2023)

Porque eu devo escrever um texto escaneável? Aliás, qual é a importância desta técnica e como ela afeta o SEO e o tráfego de um site?

O consumidor contemporâneo é imediatista. Ele busca por respostas rápidas, instantâneas e diretas. Quando online, rejeita sites de carregamento lento e não pensa duas vezes antes de abandonar a leitura de um texto longo, entediante e que faça uso de uma linguagem mais rebuscada.

Então, como prender a atenção de um público que sabe tão bem o que quer, e convencê-lo a ler o seu artigo até o fim? O segredo para isso é criar um conteúdo que seja escaneável. Mas você sabe o que isso significa? Continue acompanhando para saber o que é um texto escaneável e aprender algumas dicas para o seu desenvolvimento!

O que é um texto escaneável?

Em primeiro lugar, dizemos que um texto é escaneável quando ele segue padrões que favorecem a leitura dinâmica e facilitam a experiência do usuário. Dessa forma, ele também tem impacto positivo no SEO do site, ajudando-o a atingir melhores colocações em buscadores como o Google.

Como melhorar a legibilidade do texto?

Existem algumas técnicas muito utilizadas que tornam o texto mais agradável e facilitam a sua leitura. Vamos conhecer algumas delas nos próximos parágrafos.

Lei do F

Visualize a letra F maiúscula. Agora, imagine um texto alinhado nesse formato, ou seja, à esquerda e ao topo da página. Sabe por que essa disposição do artigo é fundamental na web? Simples: o leitor quer resolver sua dúvida rápido. Ele vai apenas passar os olhos sobre o texto para se certificar de que o seu conteúdo traz o que ele deseja. Porém, se não encontrar, ele procura em outro site.

Pode até ser que o seu artigo responda a todas as dúvidas do leitor. Mas se você guardar o principal para o final, ele dificilmente será lido. Portanto, lembre-se: coloque sempre palavras-chave e conteúdos relevantes mais à esquerda da tela e mais ao topo do conteúdo.

Parágrafos e frases curtas

Grandes blocos de texto tendem a afastar o leitor. Eles passam a impressão de uma leitura difícil e entediante. O mesmo ocorre em relação a grandes sentenças com excesso de vírgulas e informações desencontradas.

Para evitar esse problema, o ideal em um texto escaneável é dividir o conteúdo em diversos parágrafos menores e de fácil compreensão. Cada bloco de texto não deve exceder o número máximo de 4 ou 5 linhas. As frases também devem ser divididas em sentenças mais curtas, não excedendo 25 palavras em cada.

Trechos em negrito

Destaque pequenos trechos do artigo em negrito. O conteúdo destacado salta aos olhos e indica relevância tanto para o leitor quanto para o Google. Mas atenção: não exagere com o uso desse recurso!

Opte por destacar pequenos trechos que contenham a palavra-chave e alguma informação de maior relevância ao leitor. Evite destacar trechos muito próximos e não exceda 20% do conteúdo.

Subtítulos

Os subtítulos (H2, H3), também chamados de intertítulos, são essenciais para a organização de qualquer texto. Eles tem como finalidade destacar os trechos por assuntos, sendo facilmente identificáveis pelo leitor.

Insira ao menos três subtítulos para um artigo de 500 palavras. Escolha um título relevante ao conteúdo e que seja capaz de prender a atenção do leitor. Outro fator importante é padronizar os intertítulos. Por exemplo, se o primeiro intertítulo for uma pegunta (“O que é um texto escaneável?”) todos os outros H2 devem ser escritos também em forma de pergunta.

Bullet points

Os bullet points são itens de fácil e rápida compreensão, e é uma ótima prática utilizá-los sempre que for possível. Eles têm o poder de:

  • agilizar a leitura;
  • passa a mensagem instantaneamente;
  • contribuir positivamente para a diagramação do artigo;
  • melhorar o seu impacto visual.

Outra lista muito popular são as numeradas, como em “5 dicas para escrever melhor”. Esse tipo de conteúdo costuma prender muito a atenção do leitor, é agradável e facilmente escaneável.

Qual o impacto do texto escaneável no SEO do site?

Para que um site atraia um número considerável de visitas ele deve contar com técnicas de escaneabilidade e estratégias de SEO. A análise e escolha das palavras-chave devem ser feitas de forma cuidadosa, visando o interesse geral do público.

Assim como sites que não tenham uma boa legitimidade afastam o público, os sites que contam com conteúdo escaneável tendem a reter os leitores por mais tempo e diminuir a taxa de rejeição (bounce rate). Isso é bem visto aos olhos dos buscadores, que passam a considerar o seu conteúdo como relevante.

Vimos neste artigo algumas das principais técnicas para escrever um texto escaneável e com isso tornar-se mais relevante para o Google e atingir um maior número de leitores. Espero que esta tenha sido uma leitura agradável para você!

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